Séries Iniciais e Visitas Temáticas

As Visitas Temáticas constituem modalidades de atendimento destinadas aos educadores que desejam uma atividade direcionada a um determinado tema para seus estudantes, seja com o intuito de motivar a abordagem dos conteúdos escolares, seja para complementá-los através dos recursos presentes no acervo do Parque da Ciência. O público alvo compreende os estudantes do 4º ano do ensino fundamental em diante (abrangendo as diversas modalidades da educação básica), acadêmicos e educadores que buscam formação complementar. 

OBS.: Caro(a) professor(a), o Parque Newton Freire Maia ressalta que as atividades descritas abaixo ocorrerão em sua totalidade ou não, conforme o horário de chegada e saída do Parque.

INFORMAÇÕES:

Número de Vagas: 40 participantes.

O agendamento das Visitas Temáticas segue os procedimentos descritos no item "Normas e Procedimentos".

 

CONHEÇA AS ATIVIDADES DISPONÍVEIS, SENDO AGENDADA 1 (UMA) POR PERÍODO:

 

PÉRIODO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
MANHÃ  

O CORPO HUMANO

QUÍMICA: DA HISTÓRIA À TECNOLOGIA

VIAJANDO PELO UNIVERSO

MULHERES NA CIÊNCIA

PALEONTOLOGIA EM FOCO 

VIAJANDO PELO UNIVERSO

 

MÚSICA E CIÊNCIA

(RE) PENSANDO O MEIO AMBIENTE

VIAJANDO PELO UNIVERSO

 

MULHERES NA CIÊNCIA 

PARANÁ AOS NOSSOS PÉS

QUÍMICA: DA HISTÓRIA À TECNOLOGIA

TERRA: ORIGEM E TRANSFORMAÇÃO

TARDE

MULHERES NA CIÊNCIA

MÚSICA E CIÊNCIA

O CORPO HUMANO

PALEONTOLOGIA EM FOCO

PARANÁ AOS NOSSOS PÉS

QUÍMICA: DA HISTÓRIA À TECNOLOGIA

(RE) PENSANDO O MEIO AMBIENTE

TERRA: ORIGEM E TRANSFORMAÇÃO

VIAJANDO PELO UNIVERSO

O CORPO HUMANO

TERRA: ORIGEM E TRANSFORMAÇÃO

VIAJANDO PELO UNIVERSO

MULHERES NA CIÊNCIA

PALEONTOLOGIA EM FOCO

PARANÁ EM NOSSOS PÉS

VIAJANDO PELO UNIVERSO

 

MÚSICA E CIÊNCIA

O CORPO HUMANO

PARANÁ AOS NOSSOS PÉS

(RE) PENSANDO O MEIO AMBIENTE


 

MULHERES NA CIÊNCIA

PARANÁ AOS NOSSOS PÉS

(RE) PENSANDO O MEIO AMBIENTE

 

 


1)  MULHERES NA CIÊNCIA

Áreas de interesse: Arte, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Ciências.

Público alvo: Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em diante  - roteiros e abordagens de acordo com a faixa etária do grupo.

Número de Vagas: 40 participantes.

A invisibilidade das mulheres na ciência é um fenômeno real e persistente que tem sido amplamente reconhecido e discutido nos últimos anos. Embora as mulheres tenham realizado contribuições significativas para a ciência ao longo da história, muitas vezes suas realizações foram subestimadas, ignoradas ou até mesmo atribuídas a homens. Dessa forma, essa visita temática visa enfatizar o trabalho das mulheres na ciência como suporte fundamental para promover a igualdade de gênero e garantir que suas contribuições sejam devidamente valorizadas e reconhecidas.

Tópicos abordados:

  • Invisibilidade das mulheres na Ciência;
  • A resiliência feminina e suas contribuições históricas;
  • Uma Astronomia composta por mulheres;
  • Cidades construídas por mulheres;
  • A presença feminina nas Geociências;
  • A radioatividade e a inovação tecnológica.

VOLTAR AO INÍCIO


1) MÚSICA E CIÊNCIA

Áreas de interesse: Arte, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Ciências.

Público alvo: Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em diante  - roteiros e abordagens de acordo com a faixa etária do grupo.

Número de Vagas: 40 participantes.

A música é uma forma de comunicação que transcende o tempo e o espaço. Sempre se fez presente na humanidade como uma expressão artística, Dessa forma, ela pode ser estudada pela ciência, bem como por outras áreas do conhecimento. Importante salientar que a música tem uma relação muito forte com a ciência tanto no estudo da sua forma técnica de produção, quanto na relação cultural de cada sociedade.

Tópicos abordados:

  • Música na relação cultura e sociedade;
  • Música e sua relação com a ciência;
  • Música e tecnologia;
  • Música e seu contexto histórico;
  • Música e expressão.

VOLTAR AO INÍCIO


2) O CORPO HUMANO

Áreas de interesse: Biologia e Ciências.

Público alvo: Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em diante  - roteiros e abordagens de acordo com a faixa etária do grupo.

Número de Vagas: 40 participantes.

Você conhece seu corpo? Como a Genética explica a semelhança e, ao mesmo tempo, a diversidade entre seres humanos? Diversos sistemas que compõem nosso corpo, a interação entres estes e a importância de hábitos que levem ao cuidado com a saúde são alguns dos assuntos abordados durante esta atividade.

Tópicos abordados:

  • Células, tecidos e órgãos;
  • Sistemas e interações entre eles.

VOLTAR AO INÍCIO


3) PALEONTOLOGIA EM FOCO

Áreas de interesse: Ciências, Biologia e Geografia.

Público alvo: Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em diante  - roteiros e abordagens de acordo com a faixa etária do grupo.

Número de Vagas: 40 participantes.

Você já ouviu falar em paleontologia? E em fósseis? A primeira talvez não seja muito comum, mas a segunda você deve ter ouvido falar em algum momento. A paleontologia é o ramo da Ciência que estuda os vestígios de vida do passado e os fósseis são um exemplo. Dinossauros, plantas, peixes, aves e tantos outros grupos de seres vivos fazem parte do universo instigante dessa ciência e, cada um deles deixou rastros diferentes na história da vida em nosso planeta.

Tópicos abordados:

  • História dos fósseis;
  • Características gerais dos fósseis;
  • Importância da paleontologia;
  • Paleontologia na evolução.

VOLTAR AO INÍCIO


4) PARANÁ AOS NOSSOS PÉS

Áreas de interesse: Geografia e História.

Público alvo: Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em diante - roteiros e abordagens de acordo com a faixa etária do grupo.

Número de Vagas: 40 participantes.

Consideramos que o conhecimento geográfico é um componente importante para entender o mundo, a vida e o cotidiano. Visando instigar nos estudantes o pensamento espacial e o raciocínio geográfico, com foco no espaço paranaense, o objetivo dessa atividade é propiciar uma percepção crítica da realidade. Interagindo com globos, mapas, bússolas, maquetes, imagens de satélite dentre outros elementos do acervo, buscar-se-á atribuir sentidos para as múltiplas relações que se estabelecem entre indivíduos, grupos sociais e, desses com a natureza. Um dos principais recursos desta atividade é o Palco Paraná, uma maquete gigante do estado com mais de 6.000m2, onde o participante poderá caminhar pelas diferentes regiões do estado.

Tópicos abordados:

  • Aspectos locacionais do Estado do Paraná;
  • Quadro natural e ocupação territorial;
  • Povoamento e ciclos econômicos;
  • Relações de trabalho;
  • Diversidade cultural.

VOLTAR AO INÍCIO


5) QUÍMICA: DA HISTÓRIA À TECNOLOGIA

Áreas de interesse: Química, Física, Ciências.

Público alvo: Estudantes a partir do 4º ano do Ensino Fundamental  - roteiros e abordagens de acordo com a faixa etária do grupo.

Número de Vagas: 40 participantes.

Expor a modernidade da Ciência mostrando seu passado e desenvolvimento, afim de estimular a curiosidade e a pesquisa. Este é um dos pilares da atividade "Química: da História à Tecnologia", que mostra a evolução conceitual da Química através dos tempos e suas aplicações na atualidade, despertando o saber de uma forma prática e divertida.

Tópicos abordados:

  •     Alquimia;
  •     Modelos atômico;
  •     Separação de misturas;
  •     Reações químicas;
  •     Aplicações práticas;
  •     Dinâmicas em grupo.

VOLTAR AO INÍCIO


6) (RE) PENSANDO O MEIO AMBIENTE

Áreas de interesse: Biologia, Ciências, Geografia.

Público alvo: Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em diante  - roteiros e abordagens de acordo com a faixa etária do grupo.

Número de Vagas: 40 participantes.

A temática ambiental é de fundamental importância para a formação de um cidadão ético, crítico e participativo. Nesta atividade, por meio da conexão entre diferentes campos do saber, busca-se estimular ações que correlacionem a dinâmica social com os princípios da sustentabilidade.

Tópicos abordados:

  • Interações sociedade-natureza;
  • Uso de recursos naturais;
  • Consumismo e Meio Ambiente;
  • Questões socioambientais;
  • Unidades de Conservação Ambiental.

VOLTAR AO INÍCIO


7) TERRA: ORIGEM E TRANSFORMAÇÃO

Áreas de interesse: Geografia e Ciências.

Público alvo: Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em diante  - roteiros e abordagens de acordo com a faixa etária do grupo.

Número de Vagas: 40 participantes.

Você sabia que a Geologia é uma ciência da natureza que tem como objetivo o estudo da origem, evolução e composição do planeta Terra?  Já ouviu falar ou estudou algo sobre Geodiversidade (ou diversidade geológica)? Para você que quer  saber mais sobre  a variedade de elementos e processos geológicos que deram origem ao planeta Terra e suas transformações, participe dessa atividade.

Tópicos abordados:

  • A Terra no Universo;
  • Eras geológicas;
  • Estrutura interna da Terra;
  • Litosfera e tectonismo;
  • Geodiversidade: minerais e rochas;
  • Ocupação humana e acidentes geológicos.

VOLTAR AO INÍCIO


8) VIAJANDO PELO UNIVERSO

Áreas de interesse: Física, Ciências, Matemática, Química e Geografia.

Público alvo: Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em diante  - roteiros e abordagens de acordo com a faixa etária do grupo.

Número de Vagas: 40 participantes.

O ato de observar o céu guiou todas as civilizações que passaram pela face da Terra. Seja pela crença de que a posição daqueles "pontos" brilhantes vistos no céu influenciariam no destino de cada um, seja pela previsão de fenômenos climáticos, formando uma espécie de calendário. Com o avanço da Ciência, instrumentos cada vez mais poderosos foram desenvolvidos, possibilitando ao homem perceber que não faz parte de uma estrutura única no universo.

Tópicos abordados:

  • Evolução do Universo;
  • Escalas do Sistema Solar e da Via-Láctea;
  • Curiosidades sobre o Sistema Solar;
  • Movimentos da Terra e suas consequências;
  • Constelações clássicas e indígenas;
  • Evolução estelar;
  • Tópicos de Astronáutica e Exploração Espacial.
  • Céu da estação.

VOLTAR AO INÍCIO