Séries Iniciais e Visitas Temáticas
As Visitas Temáticas constituem modalidades de atendimento destinadas aos educadores que desejam uma atividade direcionada a um determinado tema para seus estudantes, seja com o intuito de motivar a abordagem dos conteúdos escolares, seja para complementá-los através dos recursos presentes no acervo do Parque da Ciência. O público alvo compreende os estudantes do 4º ano do ensino fundamental em diante (abrangendo as diversas modalidades da educação básica), acadêmicos e educadores que buscam formação complementar.
OBS.: Caro(a) professor(a), o Parque Newton Freire Maia ressalta que as atividades descritas abaixo ocorrerão em sua totalidade ou não, conforme o horário de chegada e saída do Parque.
INFORMAÇÕES:
Número de Vagas: 40 participantes.
O agendamento das Visitas Temáticas segue os procedimentos descritos no item "Normas e Procedimentos".
CONHEÇA AS ATIVIDADES DISPONÍVEIS, SENDO AGENDADA 1 (UMA) POR PERÍODO:
PÉRIODO | SEGUNDA | TERÇA | QUARTA | QUINTA | SEXTA |
---|---|---|---|---|---|
MANHÃ |
|
||||
TARDE |
|
|
|
Áreas de interesse: Arte, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Ciências.
Público alvo: Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em diante - roteiros e abordagens de acordo com a faixa etária do grupo.
Número de Vagas: 40 participantes.
A invisibilidade das mulheres na ciência é um fenômeno real e persistente que tem sido amplamente reconhecido e discutido nos últimos anos. Embora as mulheres tenham realizado contribuições significativas para a ciência ao longo da história, muitas vezes suas realizações foram subestimadas, ignoradas ou até mesmo atribuídas a homens. Dessa forma, essa visita temática visa enfatizar o trabalho das mulheres na ciência como suporte fundamental para promover a igualdade de gênero e garantir que suas contribuições sejam devidamente valorizadas e reconhecidas.
Tópicos abordados:
- Invisibilidade das mulheres na Ciência;
- A resiliência feminina e suas contribuições históricas;
- Uma Astronomia composta por mulheres;
- Cidades construídas por mulheres;
- A presença feminina nas Geociências;
- A radioatividade e a inovação tecnológica.
Áreas de interesse: Arte, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Ciências.
Público alvo: Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em diante - roteiros e abordagens de acordo com a faixa etária do grupo.
Número de Vagas: 40 participantes.
A música é uma forma de comunicação que transcende o tempo e o espaço. Sempre se fez presente na humanidade como uma expressão artística, Dessa forma, ela pode ser estudada pela ciência, bem como por outras áreas do conhecimento. Importante salientar que a música tem uma relação muito forte com a ciência tanto no estudo da sua forma técnica de produção, quanto na relação cultural de cada sociedade.
Tópicos abordados:
- Música na relação cultura e sociedade;
- Música e sua relação com a ciência;
- Música e tecnologia;
- Música e seu contexto histórico;
- Música e expressão.
Áreas de interesse: Biologia e Ciências.
Público alvo: Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em diante - roteiros e abordagens de acordo com a faixa etária do grupo.
Número de Vagas: 40 participantes.
Você conhece seu corpo? Como a Genética explica a semelhança e, ao mesmo tempo, a diversidade entre seres humanos? Diversos sistemas que compõem nosso corpo, a interação entres estes e a importância de hábitos que levem ao cuidado com a saúde são alguns dos assuntos abordados durante esta atividade.
Tópicos abordados:
- Células, tecidos e órgãos;
- Sistemas e interações entre eles.
Áreas de interesse: Ciências, Biologia e Geografia.
Público alvo: Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em diante - roteiros e abordagens de acordo com a faixa etária do grupo.
Número de Vagas: 40 participantes.
Você já ouviu falar em paleontologia? E em fósseis? A primeira talvez não seja muito comum, mas a segunda você deve ter ouvido falar em algum momento. A paleontologia é o ramo da Ciência que estuda os vestígios de vida do passado e os fósseis são um exemplo. Dinossauros, plantas, peixes, aves e tantos outros grupos de seres vivos fazem parte do universo instigante dessa ciência e, cada um deles deixou rastros diferentes na história da vida em nosso planeta.
Tópicos abordados:
- História dos fósseis;
- Características gerais dos fósseis;
- Importância da paleontologia;
- Paleontologia na evolução.
Áreas de interesse: Geografia e História.
Público alvo: Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em diante - roteiros e abordagens de acordo com a faixa etária do grupo.
Número de Vagas: 40 participantes.
Consideramos que o conhecimento geográfico é um componente importante para entender o mundo, a vida e o cotidiano. Visando instigar nos estudantes o pensamento espacial e o raciocínio geográfico, com foco no espaço paranaense, o objetivo dessa atividade é propiciar uma percepção crítica da realidade. Interagindo com globos, mapas, bússolas, maquetes, imagens de satélite dentre outros elementos do acervo, buscar-se-á atribuir sentidos para as múltiplas relações que se estabelecem entre indivíduos, grupos sociais e, desses com a natureza. Um dos principais recursos desta atividade é o Palco Paraná, uma maquete gigante do estado com mais de 6.000m2, onde o participante poderá caminhar pelas diferentes regiões do estado.
Tópicos abordados:
- Aspectos locacionais do Estado do Paraná;
- Quadro natural e ocupação territorial;
- Povoamento e ciclos econômicos;
- Relações de trabalho;
- Diversidade cultural.
5) QUÍMICA: DA HISTÓRIA À TECNOLOGIA
Áreas de interesse: Química, Física, Ciências.
Público alvo: Estudantes a partir do 4º ano do Ensino Fundamental - roteiros e abordagens de acordo com a faixa etária do grupo.
Número de Vagas: 40 participantes.
Expor a modernidade da Ciência mostrando seu passado e desenvolvimento, afim de estimular a curiosidade e a pesquisa. Este é um dos pilares da atividade "Química: da História à Tecnologia", que mostra a evolução conceitual da Química através dos tempos e suas aplicações na atualidade, despertando o saber de uma forma prática e divertida.
Tópicos abordados:
- Alquimia;
- Modelos atômico;
- Separação de misturas;
- Reações químicas;
- Aplicações práticas;
- Dinâmicas em grupo.
6) (RE) PENSANDO O MEIO AMBIENTE
Áreas de interesse: Biologia, Ciências, Geografia.
Público alvo: Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em diante - roteiros e abordagens de acordo com a faixa etária do grupo.
Número de Vagas: 40 participantes.
A temática ambiental é de fundamental importância para a formação de um cidadão ético, crítico e participativo. Nesta atividade, por meio da conexão entre diferentes campos do saber, busca-se estimular ações que correlacionem a dinâmica social com os princípios da sustentabilidade.
Tópicos abordados:
- Interações sociedade-natureza;
- Uso de recursos naturais;
- Consumismo e Meio Ambiente;
- Questões socioambientais;
- Unidades de Conservação Ambiental.
7) TERRA: ORIGEM E TRANSFORMAÇÃO
Áreas de interesse: Geografia e Ciências.
Público alvo: Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em diante - roteiros e abordagens de acordo com a faixa etária do grupo.
Número de Vagas: 40 participantes.
Você sabia que a Geologia é uma ciência da natureza que tem como objetivo o estudo da origem, evolução e composição do planeta Terra? Já ouviu falar ou estudou algo sobre Geodiversidade (ou diversidade geológica)? Para você que quer saber mais sobre a variedade de elementos e processos geológicos que deram origem ao planeta Terra e suas transformações, participe dessa atividade.
Tópicos abordados:
- A Terra no Universo;
- Eras geológicas;
- Estrutura interna da Terra;
- Litosfera e tectonismo;
- Geodiversidade: minerais e rochas;
- Ocupação humana e acidentes geológicos.
Áreas de interesse: Física, Ciências, Matemática, Química e Geografia.
Público alvo: Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em diante - roteiros e abordagens de acordo com a faixa etária do grupo.
Número de Vagas: 40 participantes.
O ato de observar o céu guiou todas as civilizações que passaram pela face da Terra. Seja pela crença de que a posição daqueles "pontos" brilhantes vistos no céu influenciariam no destino de cada um, seja pela previsão de fenômenos climáticos, formando uma espécie de calendário. Com o avanço da Ciência, instrumentos cada vez mais poderosos foram desenvolvidos, possibilitando ao homem perceber que não faz parte de uma estrutura única no universo.
Tópicos abordados:
- Evolução do Universo;
- Escalas do Sistema Solar e da Via-Láctea;
- Curiosidades sobre o Sistema Solar;
- Movimentos da Terra e suas consequências;
- Constelações clássicas e indígenas;
- Evolução estelar;
- Tópicos de Astronáutica e Exploração Espacial.
- Céu da estação.