Séries Iniciais e Visitas Temáticas

As Visitas Temáticas constituem modalidades de atendimento destinadas aos educadores que desejam uma atividade direcionada a um determinado tema para seus estudantes, seja com o intuito de motivar a abordagem dos conteúdos escolares, seja para complementá-los através dos recursos presentes no acervo do Parque da Ciência. O público alvo compreende os estudantes do 4º ano do ensino fundamental em diante (abrangendo as diversas modalidades da educação básica), acadêmicos e educadores que buscam formação complementar.

OBS.: Caro(a) professor(a), o Parque Newton Freire Maia ressalta que as atividades descritas abaixo ocorrerão em sua totalidade ou não, conforme o horário de chegada e saída do Parque.

INFORMAÇÕES:

Número de Vagas: 40 participantes.

O agendamento das Visitas Temáticas segue os procedimentos descritos no item "Normas e Procedimentos".

CONHEÇA AS ATIVIDADES DISPONÍVEIS, SENDO AGENDADA 1 (UMA) POR PERÍODO:

PÉRIODO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
MANHÃ

TERRA: ORIGEM E TRANSFORMAÇÃO

PARANÁ AOS NOSSOS PÉS

PARANÁ AOS NOSSOS PÉS

TERRA: ORIGEM E TRANSFORMAÇÃO

1) O CORPO HUMANO

Áreas de interesse: Biologia e Ciências.

Público alvo: Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em diante  - roteiros e abordagens de acordo com a faixa etária do grupo.

Número de Vagas: 40 participantes.

Você conhece seu corpo? Como os órgãos funcionam? Será que eles trabalham sozinhos  ou existe uma conexão? Durante esta atividade, vamos explorar o funcionamento de algumas células, órgãos e suas relações, além da forma como percebemos o ambiente que nos cerca.

• Células, tecidos e órgãos;
  • Sistemas e interações entre eles.

2) PARANÁ AOS NOSSOS PÉS

Áreas de interesse: Geografia e História.

Público alvo: Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em diante - roteiros e abordagens de acordo com a faixa etária do grupo.

Número de Vagas: 40 participantes.

Consideramos que o conhecimento geográfico é um componente importante para entender o mundo, a vida e o cotidiano. Visando instigar nos estudantes o pensamento espacial e o raciocínio geográfico, com foco no espaço paranaense, o objetivo dessa atividade é propiciar uma percepção crítica da realidade. Interagindo com globos, mapas, bússolas, maquetes, imagens de satélite dentre outros elementos do acervo, buscar-se-á atribuir sentidos para as múltiplas relações que se estabelecem entre indivíduos, grupos sociais e, desses com a natureza. Um dos principais recursos desta atividade é o Palco Paraná, uma maquete gigante do estado com mais de 6.000m2, onde o participante poderá caminhar pelas diferentes regiões do estado.

• Aspectos locacionais do Estado do Paraná;
  • Quadro natural e ocupação territorial;
  • Povoamento e ciclos econômicos;
  • Relações de trabalho;
  • Diversidade cultural.

3) (RE) PENSANDO O MEIO AMBIENTE

Áreas de interesse: Biologia, Ciências, Geografia.

Número de Vagas: 40 participantes.

A temática ambiental é de fundamental importância para a formação de um cidadão ético, crítico e participativo. Nesta atividade, por meio da conexão entre diferentes campos do saber, busca-se estimular ações que correlacionem a dinâmica social com os princípios da sustentabilidade.

• Interações sociedade-natureza;
  • Uso de recursos naturais;
  • Consumismo e Meio Ambiente;
  • Questões socioambientais;
  • Unidades de Conservação Ambiental.

4) TERRA: ORIGEM E TRANSFORMAÇÃO

Áreas de interesse: Geografia e Ciências.

Número de Vagas: 40 participantes.

Você sabia que a Geologia é uma ciência da natureza que tem como objetivo o estudo da origem, evolução e composição do planeta Terra?  Já ouviu falar ou estudou algo sobre Geodiversidade (ou diversidade geológica)? Para você que quer  saber mais sobre  a variedade de elementos e processos geológicos que deram origem ao planeta Terra e suas transformações, participe dessa atividade.

• A Terra no Universo;
  • Eras geológicas;
  • Estrutura interna da Terra;
  • Litosfera e tectonismo;
  • Geodiversidade: minerais e rochas;
  • Ocupação humana e acidentes geológicos.

5) VIAJANDO PELO UNIVERSO

Áreas de interesse: Física, Ciências, Matemática, Química e Geografia.

Número de Vagas: 40 participantes.

O ato de observar o céu guiou todas as civilizações que passaram pela face da Terra. Seja pela crença de que a posição daqueles "pontos" brilhantes vistos no céu influenciariam no destino de cada um, seja pela previsão de fenômenos climáticos, formando uma espécie de calendário. Com o avanço da Ciência, instrumentos cada vez mais poderosos foram desenvolvidos, possibilitando ao homem perceber que não faz parte de uma estrutura única no universo.

• Evolução do Universo;
  • Escalas do Sistema Solar e da Via-Láctea;
  • Curiosidades sobre o Sistema Solar;
  • Movimentos da Terra e suas consequências;
  • Constelações clássicas e indígenas;
  • Evolução estelar;
  • Tópicos de Astronáutica e Exploração Espacial.
  • Céu da estação.