Planeje sua visita

Esse pequeno texto busca refletir sobre questões pertinentes a preparação, por parte dos professores que se motivam a agendar visitas com seus estudantes, ao Parque da Ciência.

A experiência da equipe de atendimento tem mostrado que, se alguns procedimentos anteriores à visita forem estabelecidos, o resultado geral da experiência pedagógica pode ser mais positivo e instigante.

 

POSSIBILIDADES DE RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E O MUSEU DE CIÊNCIA

Uma das questões mais pertinentes de reflexão é a possibilidade educativa que a visita ao Parque da Ciência proporciona. Dessa forma, considerar essa experiência mais uma “aula” pode, perante o aspecto formal de educação, deslocar o ambiente da escola para o ambiente do Parque, que dentro dos seus limites e programas de atendimento, pode proporcionar tal demanda.

No entanto, a natureza e concepção de educação não formal do espaço físico e conceitual do Parque pode proporcionar experiências completamente diferentes, em métodos, tempos e estética, se comparada à sala de aula.

Outra questão que merece destaque está fundamentada no próprio currículo escolar cujo modelo multidisciplinar quase hegemônico nas escolas, que divide o conhecimento em disciplinas, encontra no ambiente do Parque um impacto de estranheza.  O conhecimento científico é tratado sem a divisão clássica escolar, buscando a integração conceitual entre as grandes áreas do conhecimento. 

Tal impacto pode ser positivo, se pensarmos no aspecto dos mecanismos de integração conceitual que a própria escola produz, como por exemplo, trabalhos interdisciplinares, palestras, feiras de ciências.  Sob esse aspecto, a visita ao museu de Ciência pode ser considerada uma dessas ações. 

Cabe ao professor ou professora que deseja realizar a visita ao Parque da Ciência com seus estudantes refletir sobre tais questões, a fim de se preparar para o número de perguntas que serão geradas antes, durante e, principalmente, após a mesma.

Além disso, é interessante ao professor ou professora pensar nos objetivos da visita, tentando relacioná-los com as modalidades de atendimento disponíveis ao público escolar. 

Sugere-se aos professores que conheçam o Parque da Ciência antes de realizarem a visita com os estudantes, a fim de familiarizar-se com o acervo, metodologia, possibilidades de abordagem e aprofundamento, tempo de reflexão, entre outras questões que possam surgir.