Biblioteca Rubens Meister

A Biblioteca Rubens Meister ocupa uma área de 200m2 e seu acervo é formado por cerca de 4 mil itens, envolvendo livros (técnicos e clássicos da literatura), documentos e uma midiateca que contém diversas produções educacionais e o registro de eventos, palestras e cursos promovidos pela Secretaria de Educação ao longo de sua história.

Atualmente encontra-se em fase de reorganização e temporariamente indisponível.

 

BIOGRAFIA DE RUBENS MEISTER

Adaptado do texto de Salvador Gnoato

Crédito da Imagem: Salvador Gnoato

Rubens Meister

Rubens Meister nasceu em Botucatu, São Paulo, em 1922, mas cresceu em Curitiba. Após se graduar em Engenharia Civil pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) em 1947, Meister tornou-se professor do referido no curso e, influenciado pelo Movimento Moderno e pelo Construtivismo Russo, disseminou o ideário da arquitetura moderna para toda uma geração de engenheiros. Complementou seus estudos como autodidata e mantendo contato com engenheiros estrangeiros ligados ao Movimento.

Participou do concurso do Teatro Guairá, tendo seu projeto escolhido pelo governador Bento Munhoz da Rocha como parte das obras realizadas pelo Estado, as quais incluíam também o Centro Cívico e tinha a arquitetura como expressão de modernidade.

Sob esta inspiração, Meister projetou não só o pequeno e o grande auditórios (o Guairinha e o Guairão, inaugurados respectivamente em 1954 e 1974), como elaborou também o Auditório da Reitoria da UFPR. Mais tarde, inspirado no Illinois Institute of Technology - IIT (1939-1958), em Chicago, projetou o Centro Politécnico da UFPR; de maneira semelhante, desenvolveu o projeto do edifício-sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). Dentre seus demais projetos podem ser mencionados também o edifício Barão do Rio Branco; o prédio da Caixa Econômica na praça Carlos Gomes; o edifício da Agência Bamerindus HSBC; a sede do Centro de Processamento de Dados do Paraná (Celepar) e o projeto da Rodoferroviária. 

Saiba mais sobre Rubens Meister no texto completo clicando aqui.