Por uma nueva América: A nueva canción latino americana! 06/10/2014 - 17:11

Por: Luiza Valeria Canales Becerra

Nueva Canción Latino-americana é o termo utilizado, a partir da década de 60, para referir-se ao movimento musical de renovação do canto folclórico latino-americano com um implícito caráter de denúncia social. Apresentou-se, de forma geral, como uma alternativa local frente à música estrangeira, e pretendeu estabelecer uma ponte entre o passado, tradicional, e o presente. Dentro deste conjunto, podemos incluir movimentos como o Nuevo Cancionero Argentino, a Nueva Trova Cubana e a Nueva Canción Chilena. De forma geral, o movimento englobou a maioria dos países latino-americanos.

Na argentina, por exemplo, foi incentivado pelo populismo peronista da década de 50. Sendo seus principais representantes grupos como Los Fronterizos y Los Chalchaleros e o cantautor Atahualpa Yupanqui. O Nuevo Cancionero Argentino constituiu-se, precisamente, no ano de 1958, a partir do manifesto escrito pelo poeta Armando Tejada Gómez. Dentre os seus idealizadores estavam César Isella e Mercedes Sosa.

No Uruguai as figuras principais foram Alfredo Zitarrosa e Daniel Viglietti, tendo como proposta um conteúdo lírico muito mais latino-americanista que nacionalista, como no caso argentino.

No México foi uma tendência de longo prazo que começou a ser concebida desde a Revolução Mexicana (1910-1920) e incorporou desde temas populares nos gêneros musicais populares como a ranchera e o corrido, até a presença de temáticas de reivindicação social. Destaque, nos anos 70, para Amparo Ochoa.

Devemos mencionar também Alí Primera e o grupo Madera, da Venezuela; Los Olimareños, do Uruguai; Carlos y Enrique Mejía Godoy, da Nicarágua; Los Jairas, da Bolívia, e tantos outros.

O movimento terminou por unir um numeroso grupo de artistas, intérpretes e compositores dos mais variados países, que configuraram uma verdadeira comunidade onde o espírito criativo da música produziu uma obra que enalteceu notavelmente a identidade dos povos latino-americanos.

Referência:

COSTA GARCIA, Tânia. Nova canção: Manifesto e manifestações latino-americanas no cenário político mundial dos anos 60. Universidade Estadual Paulista.

Últimas Notícias