Noite de observação do céu traz mais de 2 mil pessoas ao Parque da Ciência! 18/07/2017 - 12:00

Cerca de 2400 pessoas compareceram na última quarta - 12/07/2017 - no Parque da Ciência para mais uma edição do “Noites no Parque”. Apesar do friozinho - infelizmente é no inverno que temos a maior chance de céu aberto na região de Curitiba - e da espera, puderam contemplar algumas imagens icônicas que fazem parte da História da Ciência: Júpiter rodeado pelas suas 4 maiores luas, observadas pela primeira vez em 1609 por Galileu Galilei - o primeiro a utilizar um instrumento óptico para olhar para céu, os anéis de Saturno – também vistos pela primeira vez por Galileu porém, ele achava que era um planeta com “orelhas” ou três planetas próximos – e algumas de suas luas, sendo Titã a maior delas. Mais para o final da atividade surge a nossa Lua, caminhando para a fase quarto minguante, mas ainda com seus mares e crateras evidentes.

As principais constelações da estação foram apresentadas através de laser’s que emitem um feixe de luz visível, permitindo “apontar as estrelas” e, utilizando-se de nossa imaginação (as vezes, muita imaginação), formar algumas das figuras que os povos antigos pensavam existir no céu e, através de sua observação, obtinham informações preciosas para localização geográfica, marcação do tempo, calendário, previsão das estações entre tantas outras.

As próximas datas previstas para a realização do evento são: 26/07, 02/08, 16/08, 06/09 e 20/09 porém, se as condições meteorológicas forem favoráveis, edições extras podem ser realizadas, assim, é importante acompanhar o site do Parque ou a página no Facebook para atualizações. A atividade é gratuita, não há limite de idade, nem necessidade de agendamento, basta comparecer na Portaria do Globo de Madeira do Parque entre 19:00h e 22:00h nos dias da atividade. Apenas recomendamos que venham bem agasalhados!

O programa Noites no Parque é uma iniciativa do Parque da Ciência Newton Freire Maia, espaço de divulgação científica e tecnológica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, localizado em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Tem o objetivo de promover a compreensão pública do conhecimento, onde Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura integram-se em um cenário propício a reflexões e descobertas. Seu acervo é dividido em pavilhões (Introdução, Cidade, Energia, Água e Terra), onde o universo, a vida urbana, a energia, o meio ambiente a cultura são retratados através de módulos e experimentos interativos, planetário, painéis, maquetes e outros recursos multimídia, promovendo a imersão do visitante em uma jornada que começa no Big Bang, passa pela gênese da vida e sua diversidade, pela formação das grandes cidades e pelos desafios da questão energética e da sustentabilidade.

Últimas Notícias