Normas e Visitação

SELECIONE O PÚBLICO:

A) VISITAS EDUCACIONAIS (INSTITUIÇÕES DO PARANÁ)

B) VISITAS EDUCACIONAIS (INSTITUIÇÕES SEDIADAS FORA DO PARANÁ INDISPONÍVEL NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024 )

C) VISITAS  DE FAMÍLIAS E GRUPOS NÃO ESCOLARES

 

A) VISITAS ESCOLARES (ESCOLAS, INSTITUTOS EDUCACIONAIS, UNIVERSIDADES) COM SEDE NO ESTADO DO PARANÁ

1 - Todas as visitas são agendadas pelos os telefones (41) 2104 - 6000, (41) 2104 - 6001 ou (41) 2104 - 6002  em horário comercial. O agendamento deve ser realizado por um responsável que tenha vínculo empregatício formal com a instituição educacional. VISITAS DE INSTITUIÇÕES ESCOLARES SEDIADAS FORA DO TERRITÓRIO PARANAENSE NÃO ESTARÃO DISPONÍVEIS NO 1º SEMESTRE DE 2024, EXCEPCIONALMENTE.

2 - Serão solicitados os seguintes dados para agendamento de visitas: nome da instituição e município; nome completo, CPF, função na instituição escolar, e-mail e telefone do responsável pela visita; nome e e-mail da direção da instituição; quantidade de visitantes, série/ano, modalidade da visita, se há algum visitante com necessidade especial e sugestões de data/período para a realização da visita. Tenha essa informações antes de entrar em contato para agilizar o processo.

3 - O atendimento a escolas é destinado a estudantes a partir do 4º ano do ensino fundamental.

4 - Para cada período será agendado no máximo 80 pessoas por instituição. Em caso de maior número, o grupo deverá ser fragmentado em mais de uma data/período. O limite máximo de agendamentos por instituição escolar será de 200 estudantes para o 1º semestre de 2024, sujeito à disponibilidade no ato do agendamento.

5 - Após o agendamento, será enviado um Formulário de Confirmação contendo os dados da visita, os quais deverão ser conferidos e, em caso de discordância, contatar imediatamente a secretaria do Parque para efetuar a correção.

6 - O formulário deverá ser impresso, assinado pelo professor responsável e entregue no dia da visita ao Parque da Ciência como pré-requisito para o acesso.

7 - Cancelamentos e transferências deverão ser comunicados e negociados com no mínimo 15 (quinze) dias úteis de antecedência.

8 - Realizado o agendamento, é facultativo ao educador visitar o Parque da Ciência previamente para auxiliar na organização da atividade, desde que avisado com antecedência de 5 (cinco) dias úteis.

9 - Os visitantes serão divididos em grupos de no máximo 20 pessoas e serão orientados por mediadores durante a visita.

10 - Exige-se, para cada grupo de 20 pessoas, a presença de um professor ou responsável da instituição visitante, o qual terá o dever de auxiliar o mediador a manter a ordem e disciplina.

11 - Caso o número de visitantes ultrapasse a quantidade agendada, o Parque da Ciência reserva-se o direito de não atender o excedente.

12 - Pedimos que cada visitante traga a sua garrafa de água e que evite fazer uso dos bebedouros. Em casos de necessidade, deverão utilizar apenas o bico de enchimento (curvado), sendo vedado que aproximem a boca do bico de saída de água.

13 - Estão disponíveis em todos os pavilhões dispensers com álcool em gel para higienização das mãos.

14 - Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca em caso de sintomas gripais.

15 - Celulares e outros aparelhos eletrônicos devem permanecer desligados durante a visita.

16 - O consumo de qualquer alimento é proibido no espaço expositivo.

17 - Não são permitidas fotografias no espaço interno. Entretanto, um funcionário do Parque documentará a visita e, na segunda-feira posterior, as fotos estarão disponíveis nas redes sociais do Parque da Ciência.

18 - O Parque da Ciência reserva-se o direito de impedir o acesso de pessoas que adotem comportamentos que coloquem em risco a segurança e a conservação do acervo e de sua estrutura, e que possam comprometer o bem-estar dos demais visitantes, bem como de retirar pessoas que comportem-se de tal maneira.

19 - É proibido fumar nas dependências internas e externas do Parque da Ciência.

20 - Algumas exposições poderão ter acesso controlado. Por favor colabore. Devido às características de alguns materiais e espaços do Parque da Ciência, por favor, respeite as regras comunicadas pela equipe da instituição.

21 - A visitação é gratuita, porém, possíveis danos deverão ser ressarcidos.

22 - Bolsas, mochilas, lanches e demais volumes deverão ser deixados no ônibus ou na instituição de origem. Material para anotações é permitido.

23 - É dever da instituição visitante informar os pais ou responsáveis e providenciar a autorização para fotografia dos menores de 18 (dezoito) anos. Caso a instituição opte por não registrar a visita, deverá informar o funcionário do Parque no ato da recepção.

24 - Ressalta-se a importância de cumprir o horário estabelecido no agendamento, visando garantir a qualidade da visita. Os horários de visitação são:

MANHÃ: 08h30 às 12h00 TARDE: 13h30 às 17h00  

26 - A participação nas dinâmicas e experimentos do Parque é facultativa. Algumas dinâmicas não são recomendadas para gestantes, pessoas com histórico de convulsão, epilepsia, distúrbios cardíacos, portadores de marca-passo e implantes metálicos, bem como usuários de medicamentos e drogas ilícitas. Solicitamos a ampla divulgação destas recomendações aos pais, responsáveis e visitantes.

27 - Solicitamos a participação em nosso sistema de avaliação, registrando suas impressões e sugestões sobre as atividades desenvolvidas no final da visita.

VOLTAR AO INÍCIO


B) VISITAS DE GRUPOS ESCOLARES DE OUTROS ESTADOS (INDISPONÍVEL PARA O 1º SEMESTRE DE 2024)

1 - Para visitas de grupos e instituições escolares com sede fora do território paranaense, a INSTITUIÇÃO ESCOLAR deverá enviar um OFÍCIO MODELO DE OFÍCIO - VISITA FORA PR , contendo os seguintes itens:

  • Nome, endereço, telefone e demais contatos da Instituição Escolar. Caso seja instituição privada, deverão constar o CNPJ e a Razão Social;
  • Nome, CPF e assinatura do(a) Diretor(a) da Instituição escolar;
  • Série, ano ou período dos estudantes;
  • Nome completo, CPF e telefone do responsável da instituição escolar que acompanhará os estudantes no dia da visita;
  • Indicação de datas e períodos pretendidos. Em virtude de disponibilidade, poderão ser sugeridas outras datas;
  • Número de estudantes e responsáveis, atentando para o disposto nos itens A - 04 e A - 10 , acima;

2 - Só serão considerados os ofícios que contiverem todos os dados solicitados acima.

3 - O ofício deverá ser enviado por e-mail em formato PDF para o endereço parque@parquedaciencia.pr.gov.br.

4 - O Parque da Ciência responderá via contato telefônico o ofício em até 48h úteis após o recebimento.

5) O ENVIO DO OFÍCIO NÃO É GARANTIA DE ATENDIMENTO. O AGENDAMENTO SERÁ CONFIRMADO VIA CONTATO TELEFÔNICO COM A INSTITUIÇÃO ESCOLAR E COM O ENVIO DA CONFIRMAÇÃO DE AGENDAMENTO.

6) Aplicam-se as demais normas presentes no item A, acima.

VOLTAR AO INÍCIO


C) VISITAS NÃO ESCOLARES (FAMÍLIAS, PROGRAMAS ASSISTENCIAIS E GRUPOS NÃO ESCOLARES)

1 - Todas as visitas são agendadas via os telefones (41) 2104 - 6000, (41) 2104 - 6001 ou (41) 2104-6002 em horário comercial, de acordo com o tipo de público e as datas disponíveis.

2 - A visitação é recomendada para maiores de 07 (sete) anos completos. 

3 - As visitas aos sábados iniciam às 13h30, com tolerância de 1h após o início. Após a tolerância, os portões de entrada serão fechados. 

4 - Estão disponíveis em todos os pavilhões dispensers com álcool em gel para higienização das mãos.

5 - Não é permitida a entrada de animais, exceto cães-guias que acompanharem deficientes visuais. 

6 - O consumo de qualquer alimento é proibido no espaço expositivo.

7 -  Acompanhe as crianças e oriente-as a não adotar comportamentos que coloquem em risco a segurança delas e do acervo. Evite que elas corram pelo espaço expositivo e que se aproximem de forma perigosa do acervo. Alguns experimentos trabalham com eletricidade, peças móveis e outros elementos. Nestes casos, solicite o apoio de um mediador.

8 - O Parque da Ciência reserva-se o direito de impedir o acesso de pessoas que adotem comportamentos que coloquem em risco a segurança e a conservação do acervo e de sua estrutura, e que possam comprometer o bem-estar dos demais visitantes, bem como de retirar pessoas que comportem-se de tal maneira.

9 - É proibido fumar nas dependências internas e externas do Parque da Ciência.

10 - Algumas exposições poderão ter acesso controlado. Por favor colabore. Devido às características de alguns materiais e espaços do Parque da Ciência, por favor, respeite as regras comunicadas pela equipe da instituição.

11 - A visitação é gratuita, porém, possíveis danos deverão ser ressarcidos.

VOLTAR AO INÍCIO