Normas e Visitação

Em virtude da pandemia, estamos com normas e horários específicos para o retorno ao atendimento ao público, visando o atendimento às legislações e aos protocolos sanitários vigentes.

 

A) NORMAS PARA VISITAS ESCOLARES (ESCOLAS, INSTITUTOS EDUCACIONAIS, UNIVERSIDADES) COM SEDE NO ESTADO DO PARANÁ

1 - Todas as visitas são agendadas via os telefones (41) 3666 - 6156, (41) 3675 - 0121 ou (41) 3675 - 0150, em horário comercial, de acordo com o tipo de público e as datas disponíveis. PARA VISITAS DE INSTITUIÇÕES ESCOLARES SEDIADAS FORA DO TERRITÓRIO PARANAENSE, CONSULTAR O ITEM "B" ABAIXO.

2 - O atendimento a escolas é destinado a estudantes a partir do 4º ano do ensino fundamental.

3 - Para cada período será agendado no máximo, 45 pessoas por instituição e apenas uma instituição por período. Em caso de maior número, o grupo deverá ser fragmentado em mais de uma data.

4 - Após o agendamento será enviado um Formulário de Confirmação contendo os dados da visita, os quais deverão ser conferidos e, em caso de discordância, contatar imediatamente a Secretaria do Parque para efetuar a correção.

5 - O formulário deverá ser impresso, assinado pelo responsável e entregue no dia da visita ao Parque da Ciência como pré-requisito para o acesso.

6 - Cancelamentos e transferências deverão ser comunicados e negociados com no mínimo 10 (dez) dias úteis de antecedência.

7 - Realizado o agendamento, é facultativo ao educador visitar o Parque da Ciência previamente para auxiliar na organização da atividade, desde que avisado com antecedência de 5 (cinco) dias úteis.

8 - De acordo com a Lei Estadual 20.189, regulamentada pelo Decreto 4962, de 25/05/2020, é obrigatório o uso de máscaras cobrindo nariz e boca. Caso o visitante se negue a utilizá-la, sua entrada não será permitida.

9 - Os visitantes serão divididos em grupos de no máximo 15 pessoas devido ao cenário pandêmico e serão orientados por mediadores durante a visita.

10 - Caso o número de visitantes ultrapasse a quantidade agendada, o Parque da Ciência reserva-se o direito de não atender o excedente.

11 - Pedimos que cada visitante traga a sua garrafa de água e que evite fazer uso dos bebedouros. Em casos de necessidade extrema, deverão utilizar apenas o bico de enchimento (curvado), sendo vedado que aproximem a boca do bico de saída de água.

12 - Exige-se para cada grupo de 15 pessoas, a presença de um professor ou responsável da instituição visitante, o qual terá o dever de auxiliar o mediador a manter a ordem e disciplina.

13 - Estão disponíveis em todos os pavilhões dispensers com álcool em gel para higienização das mãos.

14 - Celulares e outros aparelhos eletrônicos devem permanecer desligados durante a visita.

15 - O consumo de qualquer alimento é proibido no espaço expositivo.

16 - Não são permitidas fotografias no espaço interno. Entretanto, um funcionário do Parque documentará a visita e, na segunda-feira posterior, as fotos estarão disponíveis no Blog do Parque da Ciência.

17 - Ao Parque da Ciência reserva-se o direito de interromper a visita ou retirar os visitantes que estejam causando transtorno.

18 - É proibido fumar nas dependências internas e externas do Parque da Ciência.

19 - Todos os visitantes devem atender às solicitações dos funcionários do Parque da Ciência.

20 - A visitação é gratuita, porém, possíveis danos deverão ser ressarcidos.

21 - Bolsas, mochilas, lanches e demais volumes deverão ser deixados no ônibus ou na instituição de origem. Material para anotações é permitido.

22 - É dever da instituição visitante informar os pais ou responsáveis e providenciar a autorização para fotografia dos menores de 18 (dezoito) anos. Caso a instituição opte por não registrar a visita, deverá informar o funcionário do Parque no ato da recepção.

23 - Ressalta-se a importância de cumprir o horário estabelecido no agendamento, visando garantir a qualidade da visita. Os horários de visitação são:

MANHÃ: 08:30h às 12:00h

TARDE: 13:30h às 17:00h NOITE: 18:30h às 22:00h

24 - Não serão realizadas sessões de planetário e alguns espaços estarão indisponíveis para uso devido à pandemia.

25 - A participação nas dinâmicas e experimentos do Parque é facultativa. Algumas dinâmicas não são recomendadas para gestantes, pessoas com histórico de convulsão, epilepsia, distúrbios cardíacos, portadores de marca-passo e implantes metálicos, bem como usuários de medicamentos e drogas ilícitas. Solicitamos a ampla divulgação destas recomendações aos pais, responsáveis e visitantes.

26 - Solicitamos a participação em nosso sistema de avaliação, registrando suas impressões e sugestões sobre as atividades desenvolvidas no final da visita.

 

B) NORMAS PARA VISITAS DE GRUPOS ESCOLARES DE OUTROS ESTADOS

1 - Para visitas de grupos e instituições escolares com sede fora do território paranaense, a INSTITUIÇÃO ESCOLAR deverá enviar um OFÍCIO em papel timbrado, contendo os seguintes itens:

  • Nome, endereço, telefone e demais contatos da Instituição Escolar. Caso seja instituição privada, deverão constar o CNPJ e a Razão Social;
  • Nome, RG e assinatura do(a) Diretor(a) da Instituição escolar;
  • Série, ano ou período dos estudantes;
  • Nome completo, RG e telefone do responsável da instituição escolar que acompanhará os estudantes no dia da visita;
  • Indicação de datas e períodos pretendidos. Em virtude de disponibilidade, poderão ser sugeridos outras datas;
  • Número de estudantes e responsáveis, atentando para o disposto nos itens A - 03 e A - 12 , acima;

2 - O ofício deverá ser enviado por e-mail em formato PDF para o endereço parque@parquedaciencia.pr.gov.br.

3 - O Parque da Ciência responderá via contato telefônico o ofício em até 48h úteis após o recebimento.

4) O ENVIO DO OFÍCIO NÃO É GARANTIA DE ATENDIMENTO. O AGENDAMENTO SERÁ CONFIRMADO VIA CONTATO TELEFÔNICO COM A INSTITUIÇÃO ESCOLAR E COM O ENVIO DA CONFIRMAÇÃO DE AGENDAMENTO.

5) Aplicam-se as demais normas presentes no item A, acima.

 

 

C) NORMAS PARA VISITAS NÃO ESCOLARES (FAMÍLIAS, PROGRAMAS ASSISTENCIAIS E GRUPOS NÃO ESCOLARES)

 

1 - Todas as visitas são agendadas via os telefones (41) 3666 - 6156, (41) 3675 - 0121 ou (41) 3675 - 0150, em horário comercial, de acordo com o tipo de público e as datas disponíveis.

2 - Por motivos de segurança (riscos de colisão, queda e de acidentes com equipamentos elétricos, além de espaços fechados e escuros) não é permitida a entrada de menores de 07 (sete) anos completos.

3 - De acordo com a Lei Estadual 20.189, regulamentada pelo Decreto 4962, de 25/05/2020, é obrigatório o uso de máscaras cobrindo nariz e boca. Caso o visitante se negue a utilizá-la, sua entrada não será permitida.

4 - Estão disponíveis em todos os pavilhões dispensers com álcool em gel para higienização das mãos.

5 - Alguns espaços estão indisponíveis devido à Pandemia 

6 - Celulares e outros aparelhos eletrônicos devem permanecer desligados durante a visita.

7 - O consumo de qualquer alimento é proibido no espaço expositivo.

8 - Não são permitidas fotografias no espaço interno. Entretanto, um funcionário do Parque documentará a visita e, na segunda-feira posterior, as fotos estarão disponíveis no Blog do Parque da Ciência.

9 - Ao Parque da Ciência reserva-se o direito de interromper a visita ou retirar os visitantes que estejam causando transtorno.

10 - É proibido fumar nas dependências internas e externas do Parque da Ciência.

11 - Todos os visitantes devem atender às solicitações dos funcionários do Parque da Ciência.

12 - A visitação é gratuita, porém, possíveis danos deverão ser ressarcidos.

13 - Devido às limitações impostas pela pandemia, não serão realizadas sessões no planetário e alguns experimentos/áreas da exposição poderão estar indispoíveis.