CaminhApa

A Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Iraí (APA do Iraí) está localizada na porção nordeste da Região Metropolitana de Curitiba, possui uma área aproximada de 11.536 ha e abrange parte dos municípios de Colombo, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e Campina Grande do Sul. Foi criada em 1996 para "a proteção e a conservação da qualidade ambiental e dos sistemas naturais ali existentes, em especial a qualidade e quantidade de água para fins de abastecimento público [...]" conforme consta no artigo 2º do Decreto Estadual nº 1.753/96. A APA do Iraí abrange quatro rios principais: Canguiri, Timbu, Cercado e Curralinho, tendo como característica a grande diversidade paisagística e ambiental, destacando-se a Serra do Mar e os campos de várzea pela sua biodiversidade.

Diante da inserção da Educação Ambiental no currículo escolar, conforme a Lei nº 9.795 de abril de 1999, que preconiza, em seu Artigo 2º que “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal” e da necessidade histórica de repensar a relação sociedade-natureza pelo viés da sustentabilidade, o Parque da Ciência Newton Freire Maia, em parceria com a SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná), oferece às Escolas públicas do Paraná, localizadas primeiramente na APA do Iraí, o projeto CAMINHAPA, executado nas dependências do Parque das Nascentes, no município de Pinhais-PR

De forma contextualizada e interdisciplinar, as atividades programadas permeiam assuntos de Geografia, Ciências-Biologia, Química e Arte, na qual os participantes podem expressar suas experiências ao longo do projeto através da mediação dos educadores que, por sua vez, contam com o auxílio de mapas temáticos, maquetes, trilhas sensoriais, atividades experimentais, modelagem em argila e desenho, além do próprio potencial paisagístico local que propicia uma atmosfera que vai ao encontro da sensibilização ambiental e que coaduna com a potencialidade das condições de aprendizagem em um espaço extraescolar.