Parque da Ciência promove Encontro Ciência e Canção! 24/09/2019 - 12:00

Será que Música e Ciência tem relação? Apesar de aparentemente distantes, há muito mais em comum do que você poderia imaginar. As músicas são produzidas por instrumentos que geram os mais diversos sons - ondas mecânicas longitudinais, um dos objetos da Ciência. Além disso, o famoso dó-ré-mi, o compasso, os acordes e as oitavas tem origem em relações matemáticas. A harmonia desses elementos produz hinos que nos encantam e emocionam, embalam amores, amizades, momentos especiais e situações difíceis. Mas não são apenas os aspectos físicos e matemáticos que permeiam a música. As letras podem nos fazer refletir sobre diferentes contextos históricos e fenômenos sociológicos nas mais diversas escalas geográficas.


Conversar sobre essas diversas interações é o objetivo do Encontro Ciência e Canção, promovido pelo Parque da Ciência. O evento ocorrerá no dia 05 de outubro de 2019, das 13h30 às 18h00, aproveitando as comemorações do Dia Internacional da Música (01/10), do Dia Nacional da Música Popular Brasileira (17/10) e as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A programação envolve apresentações de músicos e bandas locais, que interpretarão clássicos de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Tom Zé, Cartola, Paulo Leminski e de outros estilos, além de sessões de bate-papo sobre música e cultura científica. Para participar, é necessário efetuar inscrição via telefone (41) 3666 – 6156, em horário comercial. O evento é gratuito e dedicado a maiores de 12 anos.

O Encontro Ciência e Canção conta com a colaboração do Centro de Capacitação em Artes Guido Viaro, do LATECRE-NEER/UFPR, Guto Krainski (Gringo´s Washboard), além de outros artistas locais e profissionais da educação. É uma iniciativa do Parque da Ciência Newton Freire Maia, centro de divulgação científica e tecnológica da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná.

Serviço:
Encontro Ciência e Canção
Data: 05/10/19
Horário: 13h30 às 18h00
Local: Parque da Ciência Newton Freire Maia
Estrada da Graciosa 7400 – km 20.
Parque das Nascentes – Pinhais/PR
Inscrições: (41) 3666 – 6156
www.parquedaciencia.pr.gov.br
www.facebook.com/parquedaciencia
Instagram: @parquedaciencia

Últimas Notícias